O que é a Cultura Nerd e Cultura Geek – Entenda
Extremamente presente nos dias de hoje,a cultura Geek ou cultura Nerd já foram considerados termos pejorativos e sinônimos de pessoas com problemas de relacionamentos sociais, porém,hoje são ligados diretamente a pessoas que gostam de estar na vanguarda da tecnologia, além de serem também culturas que tem forte propensão a lançamentos de novas tendências e que movimentam uma grandiosa quantia de valores tanto no mercado tecnológico como em outros setores da economia, sendo de grande importância para a indústria do entretenimento.
O que é a Cultura Geek ou Cultura Nerd?
O termo surgiu muito antes, mais ganhou uma conotação diferente nas décadas de 1980 e 1990 quando foi associado a pessoas que eram apaixonadas por tecnologias, games, RPG, ficção científica, inteligência artificial e também com filmes, livros e assuntos relacionados.
O termo sempre foi associado a estudiosos e pessoas que se destacam pela sua aptidão tanto a leitura como a entretenimento mais caseiro ou com menor iteração social como assistir filmes e séries, ou participar de games, hoje em dia, essa figura mudou muito e existem em praticamente todos os lugares, encontros e eventos especialmente criados para atender o público.
A partir dos anos 2000, houve uma explosão do mercado tecnológico e a difusão de dezenas de produtos relacionados o que fez com que muitos jovens passassem a fazer parte dessa cultura e aderir a este como um estilo próprio de vida, neste ponto também, que os termos NERD e GEEK até então sinônimos ganharam conotações levemente diferenciadas. Fãs da cultura geek também gostam de temas relacionados à tecnologia e ao entretenimento, além de livros, computadores, games e RPG. E como bom “nerd”, o fã da cultura geek costuma ser um estudioso do assunto, quase um especialista.
Por exemplo, ele assiste à série Game Of Thrones, como tantas outras pessoas, só que o interesse pelo produto o faz também ler livros, assistir a entrevistas do roteirista, de atores e de diretores da franquia. Além de acompanhar o assunto em diversas plataformas e de ter diferentes produtos com a temática de Game Of Thrones, como chinelos, toalhas, roupas estampadas e bonecos.
Dia Mundial Geek ou Dia do Orgulho Nerd
O dia escolhido para ser a data representante da cultura em todo o mundo, foi 25 de Maio, desde 2001 a data foi eleita por ter sido a data de estréia do filme Star Wars Episode IV e também por ser posterior a data de falecimento de Douglas Adams autor do livro “Guia do Mochileiro das Galáxias” outro marco da cultura geek. Além da data tersido escolhida pela NASA para o pouso da sonda Phoenix no solo marciano em 2008, para estudo de condições de vida no planeta. E em 2018 o dia oficial para a Lei Geral de Proteção de Dados na União Européia.
GEEK e NERD quais as diferenças?

Apesar de serem usados como sinônimos, os dois termos têm origens distintas e não servem para definir a mesma pessoa — apesar de que é possível carregar consigo os dois títulos simultaneamente sem nenhum problema. Para alguns o geek nada mais é do que a forma socialmente aceita de ser nerd, ou seja, um “nerd descolado”. Porém, para outros existem muitas diferenças, vamos ve-las?
No início, geek era usado na Europa como um sinônimo de bobo, depois passou a ser designado a artistas de rua que realizavam performances bizarras e malucas, e já no século XX passou a designar “pessoas estranhas” os dicionários de língua inglesa costumam definir o geek como um entusiasta ou especialista em tecnologia, ou, de forma mais genérica, alguém que demonstra grande interesse em atividades ou assuntos específicos.
Apesar de sua origem curiosa, o termo atualmente é empregado de forma bastante positiva, especialmente após o boom tecnológico dos anos 2000.
Já, o termo NERD, passa a ser usado em meados da década de 50, e vem do termo NERT (louco), teve seu uso empregado quase sempre de forma pejorativa para descrever pessoas estudiosas e inteligentes, mas com pouca ou nenhuma desenvoltura para envolvimento social.
Marginalizados e alvos de preconceito e até mesmo violência, os nerds se fechavam em seus círculos de discussões sobre temas científicos, jogos de RPG, programação, entre outros assuntos. Seu visual também é bem estereotipado, sendo comumente composto por óculos além de outros detalhes que os tornam diferentões.
Segundo uma pesquisa realizada com dados do site Masters in IT, geeks normalmente atuam com webdesign, tecnologia da informação, marketing, design gráfico, design de jogos, bartender ou barista. Já os nerds tendem a seguir ramos profissionais como ciência, programação, engenharia, tecnologia da informação e atendente de lojas de vídeo.
A grosso modo, a impressão é que, dada a conotação altamente negativa e estereotipada dos nerds, muita gente toma para si o termo geek em busca de diferenciação. Em ambos os grupos existe o grande interesse por tecnologia, cultura pop e ciência, com os geeks pendendo mais para as interseções entre tecnologia e cultura pop, enquanto os nerds ficam mais para o lado de tecnologia e ciência.